Quarto - Emma Donoghue

Título original: Room: a novel
Editora: Verus
Ano: 2011
N° de páginas: 350
Avaliação: ☻☻☻☺☺
Sinopse do SKOOB
Vi muitas pessoas falarem muito bem deste livro e criei uma expectativa imensa nele. E o resultado foi um pouquinho frustrante, de certa forma.

O livro é dividido em 5 partes: Presentes, Desmentidos, Morrer, Depois, Viver. E é narrado por Jack, um garoto de cinco anos que nasceu dentro do Quarto, nunca saiu e não conhece nada do mundo – que é, para ele, o Espaço Sideral. Apesar de toda dificuldade para sua mãe que está presa no Quarto há sete anos, ela conseguiu educar brilhantemente o filho e lhe ensinou diversas coisas. Jack sabe ler, escrever, fazer contas de matemática e ainda fazem juntos exercício físico todos os dias. Jack é educado, esperto, inteligente e muito carinhoso e amoroso para com sua mãe.

Eu achei o início do livro bem parado, monótono. Mas isso não quer dizer que achei ruim. Pelo contrário. O livro é muito bom e comovente. Mas achei que o auge mesmo ficou na terceira parte. Depois de sete anos presa, a Mãe bola um plano para eles fugirem de lá e eu achei um pouco sem emoção. É claro que fiquei com aquele friozinho na barriga de nervoso para saber se eles conseguiriam ou não, mas nada demais.
O livro retrata bem um antes e depois, mas nada que tenha sido muito explorado. Acho que a autora poderia ter se focado mais em determinados momentos e explorado mais certos acontecimentos.
- Você pode ficar com ele pra sempre, mesmo quando morrer - eu disse. - Você vai morrer antes de mim?
- A ideia é essa.
- Por que a ideia é essa?
- Bem, quando você tiver cem anos, eu terei cento e vinte e um, e acho que o meu corpo vai estar bem acabadinho. - Ela sorriu. - Estarei no Céu arrumando o seu quarto.
- Nosso quarto - eu disse.
- Certo, nosso quarto.
Por diversas vezes, Jack chupa o dente de sua mãe. Entendi o porquê de a autora colocar isso e é interessante ver a forma como ela demonstra a forte ligação existente entre Mãe e filho – Jack tem um amor infinito por sua mãe e, muitas vezes, parecia que eu sentia esse amor forte como se eu estivesse na história. E é inevitável pensar em como o menino ficou tão dependente de sua mãe, sendo, praticamente, impossível imaginar sua vida sem ela. Mas eu, particularmente, achei um pouco desnecessária essa parte do dente.

Mas como o livro é narrado pelo próprio Jack, tenho que reconhecer que Emma Donoghue brilhou neste aspecto. Conseguiu passar a inocência de uma criança, sutilmente em cada palavra. Jack é bem esperto para a sua idade e “condição”, mas como toda criança, é ingênuo e curioso. E isso perceptível do início ao fim. Os erros de português encaixados perfeitamente sem parecer forçado e a leveza nas palavras, nos faz entrar totalmente na história e ter a sensação de sermos ouvintes de Jack.

Em geral, achei o livro ótimo! Pequenos detalhes que me desagradaram um pouco, mas que não estragaram o encanto do livro. Para mim, Quarto não deve ser lido, deve ser sentido. Então, é claro que eu recomendo muito!

BOOK TRAILER

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi