Água para Elefantes - Sara Gruen

Título original: Water for Elephants
Editora: Sextante
Ano: 2007
N° de páginas: 336
Avaliação: ☻☻☻☻☻
Sinopse do SKOOB
Estou completamente em choque ainda por causa deste livro. E do filme também. Muita gente já leu o livro e viu o filme, e somente essas pessoas podem compreender a magia que esta história possui.

Jacob Jankowski tem 90 anos. Ou 93. Vive em uma casa de repouso e é o narrador de sua própria história. Há anos ele guarda um segredo e nunca contou a ninguém da época em que trabalhou no circo após pular em um trem em movimento.

Aos 23 anos, prestes a fazer as provas finais e se formar em veterinária, Jacob perde os pais em um grave acidente e descobre que eles tinham várias dívidas, fazendo com que a clínica de veterinária de seu pai e a sua casa sejam usadas como pagamento. Atordoado, sem dinheiro e lugar para morar, ele deixa a faculdade e acaba pulando em um trem que está passando. O trem do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Lá, ele consegue um emprego de veterinário; conhece o anão Kinko – com quem demora a se entender –, sua cadela Queenie, o velho Camel, a elefanta Rosie e o seu grande amor, Marlena. O problema é que Marlena é casada com August, o domador de animais que tem um temperamento forte e explosivo, e, muitas vezes, parece ter dupla personalidade. Jacob e Marlena se aproximam cada vez mais, até que eles se vêem completamente apaixonados um pelo outro. Mesmo temendo ser jogado para fora do trem a qualquer momento, ele faz de tudo para protegê-la das agressividades de August e das tiranias de Tio Al, o dono do circo.

A segunda paixão de Jacob é a elefanta Rosie, que parece ser burra e estúpida, mas ao lado dele, se mostra muito inteligente e torna-se a salvação do circo. É impossível não se apaixonar por ela. Cada descrição sua e de seus gestos fez com eu me derretesse cada vez mais. Sorri com suas atitudes, chorei com sua dor causada pela violência de August e me deliciei com suas apresentações ao lado de Marlena nos espetáculos.

O livro superou todas as minhas expectativas com a narrativa brilhante da autora Sara Gruen, que conduz perfeitamente a história, de maneira clara, simples, totalmente apaixonante e completamente comovente. Muitos livros me emocionam, mas é difícil me fazer derramar lágrimas verdadeiras. A autora é tão espetacular em nos contar a história, que cada detalhe do sofrimento vivido por Rosie nas mãos de August e de sua relação forte e verdadeira com Jacob me afeta tão profundamente que, só de lembrar, os olhos já enchem d’água e o coração aperta me fazendo senti-lo pequenino.

É claro que eu recomendo muito a leitura. Para quem ainda não leu, preparem-se para derramar algumas lágrimas. E para quem vai ver filme, também. Eu chorei do início ao fim, sem parar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi