Garota Replay - Tammy Luciano

Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Nº de páginas: 144
Avaliação: ☻☻☻☺☺
Sinopse do SKOOB
Ganhei esse livro no sorteio do blog Leitura entre Amigas e logo que ele chegou, eu já comecei a leitura e terminei bem rápido. Desde então, estou para escrever a resenha e não conseguia de jeito nenhum. Não sei ao certo o motivo, mas eu estava muito travada para escrever sobre esse livro. Eu conheci o trabalho da Tammy quando li Sou Toda Errada e desde o início achei a sua narrativa excelente. Ela escreve de um jeito que é impossível não nos identificarmos ou interagirmos com as personagens. Uma coisa que eu percebi de comum entre as protagonistas das duas histórias é que tanto uma quanto a outra possuem muitos conflitos internos, digamos assim. E por causa disso, elas acabam tendo atitudes descontroladas ou infantis na tentativa de ‘descarregar’ a insatisfação com os seus problemas.

Em Garota Replay, Thizi mora praticamente sozinha no apartamento dos pais, pois eles fazem uma viagem atrás de outra a fim de conhecer vários lugares. Além disso, ela largou a faculdade de Administração e passa por uma fase muito complicada em seu relacionamento com Tadeu. Após ver uma foto de Tadeu beijando outra em uma festa, Thizi acaba descobrindo o que todos já sabiam e só ela não queria enxergar: Tadeu é um canalha. Eles começam a discutir no meio da festa e Tadeu acaba dando um soco no nariz de Tito, que é o melhor amigo da Thizi e foi quem tirou a foto da traição. Com raiva e completamente alcoolizado, Tadeu volta da festa dirigindo e causa um grave acidente. Seu amigo, Gabiru, que estava com ele dentro do carro fica em coma.

A partir daí que se iniciam as confusões na vida de Thizi. Numa bela noite, ela decide sair, pois ganhou um carro novo e está a fim de estreia-lo. Então, ela vai para uma boate a fim de espairecer, se divertir e tentar esquecer todas essas tragédias acontecendo ao seu redor e é lá que ela encontra a sua replay. Uma garota idêntica a ela fisicamente, mas com o cabelo mais bonito, as roupas mais elegantes e parecia muito mais feliz. Na segunda vez em que se esbarram, elas combinam de se encontrar para conversarem e esclarecerem tudo. É então que Thizi terá uma surpresa ao descobrir quem é aquela garota e o que está por trás de todos esses acontecimentos.


O livro é bem escrito, as coisas acontecem rapidamente e não fica naquela enrolação até acontecer algo bombástico na história, por isso flui num ritmo excelente. A única coisa que me desagradou na história foi a personalidade da protagonista e as suas atitudes. Thizi é uma jovem de 20 anos, mas lendo o livro eu não daria mais de 16 para ela. E além de ser infantil, ela também é bem fútil. Ao se deparar com sua replay, o desconforto e a insatisfação que ela sentiu com aquilo, foi pelo simples fato de que a cópia tinha as roupas bonitas, o cabelo mais brilhoso, o apartamento mais deslumbrante, como se tudo isso fosse a coisa mais importante do mundo para ela. Pelo que eu entendi, se a Thizi possuísse tudo o que a sua cópia possuía, ela não precisaria de mais nada vida, pois já se sentiria completa e feliz. Creio eu que esse pensamento fútil e invejoso seja, provavelmente, resultado da infantilidade da personagem. O que achei foi que a Thizi não teve um amadurecimento, ela não passou por aquela fase que a maioria dos adolescentes passam em que amadurecem suas ideias e pensamentos e criam personalidades mais fortes, coisa que falta e muito na protagonista.

6 comentários

  1. Oi Carol,
    Tenho bastante curiosidade em ler este livro mas ainda não tive oportunidade.
    Já li outras resenhas pouco positivas sobre ele.
    Beijos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Todo mundo que ler esse livro, acha a personagem um pouco imatura para idade dela! Mas parece ser um bom livro ^^
    Gostei da sua resenha.
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  3. Eu não to com tanta vontade de ler esse livro... sei lá, acho que não estou em um momento legal. E minhas expectativas diminuíram bastante depois de algumas resenhas negativas que li. Uma pena. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Carol, apesar da linguagem muito boa da Tammy Luciano, também senti, como você e tantos outros leitores, que a Thizi foi uma personagem surreal demais para seus 20 anos, com pouquíssima vivência, pra não dizer super acomodada, mas ok. Apesar disso, contudo, gostei muito do seu melhor amigo, o qual foi para mim o brilho da história que, ao final, me agradou bastante.
    Gostei da resenha muito honesta :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Acho que todo mundo que leu esse livro, reclamou da mesma coisa, a atitude de Thizi.
    Mesmo assim eu amei o livro, na verdade foi o primeiro trabalho da autora que eu li e virei fã.
    Parabéns pela sinceridade.
    Beijos
    bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto esse livro em alguns blogs mas, essa é a primeira resenha dele que eu leio. Ele não tinha me chamado a atenção por causa da capa um tanto quanto infantil, a história é bem diferente do que eu imaginava e com a descrição da personagem não sei se vou querer ler, me irrito muito com personagem fútil. Se surgir oportunidade eu leio, mas não vou ir atrás dele.
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi